De acordo com a lenda grega de Ícaro, o filósofo e matemático da Grécia Antiga, Arquitas de Tarento, construiu uma máquina voadora no ano 400 antes de Cristo.
No século XV foi a vez de Leonardo da Vinci desenvolver um modelo de avião em forma de pássaro.
Mas foi no século XX que se concretizou o surgimento dos primeiros voos. No entanto, há controvérsias sobre quem foi o titular deste feito.
No Brasil e em outros países, Santos Dumont é considerado o inventor do avião e o primeiro a realizar um voo.
Em 23 de outubro de 1906, Dumont sobrevoou Paris com seu famoso “14 Bis”, e tanto a imprensa francesa quanto os moradores da região registraram o acontecimento.
Já em outros países, o título de pai da aviação é dado aos irmãos americanos Wilbur e Orville Wright, ao realizarem o primeiro voo em 1903.
O acontecimento foi registrado somente por algumas pessoas, além de ter sido realizado com a ajuda de um instrumento para impulso.
Já na França, Clément Ader recebe o crédito, ao ter realizado voos em 1890, mas por terem sido feitos em segredos militar, não são considerados por outros países.
É importante destacar que as duas guerras mundiais foram grandes propulsoras no desenvolvimento dos aviões.
Na época, foram realizados muitos testes e investimentos tecnológicos, principalmente nos modelos militares. Em 1950, foi fabricado nos Estados Unidos o primeiro jato comercial, o Boeing 707.
Deste, derivaram os Boeings 737, 727 e 747, que teve o título de maior avião comercial do mundo até 2005. Atualmente, o francês Airbus A380 superou esta marca e tem capacidade para abrigar até 500 passageiros.
A Boeing e a Airbus dominam o mercado mundial de grandes jatos. Além disso, outras novas empresas se destacam na fabricação de outros modelos de aviões como a Lockheed que só produz aviões militares, a brasileira Embraer e a Bombardier, do Canadá.
Fonte: https://ceabbrasil.com.br/blog/como-surgiram-os-primeiros-avioes/